domingo, 2 de janeiro de 2011

Violência contra mulheres. Isso tem de acabar!

A violência contra mulher é "qualquer ato ou conduta baseado no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública quanto na esfera privada."
Apesar de vivermos em pleno século XXI, nossa sociedade ainda é demasiadamente machista, o que trás muitas consequencias para as mulheres, uma delas é a violência.
"A violência contra mulheres é uma manifestação de relações de poder históricamente desiguais entre homens e mulheres que conduziram à dominação e à discriminação contra as mulheres pelos homens (...)"
Não só aqui, no Brasil, mas também em todo o resto do mundo, mulheres são menosprezadas e mal tratadas de diversas maneiras. Na Suécia, por exemplo, 18% das mulheres já foram ameaçadas por um homem pelo menos uma vez na vida, 46% já sofreram essa violência, 13% já foram vítimas de violência sexual fora de uma relação e 92% que já sofreram de violência sexual após alguma agreção não apresentaram queixa à polícia. Assunto muito tratado no livro "Os homens que não amavam as mulheres" do jornalista, ativista político e escritor suéco Stieg Larsson.
Esse desrespeito a nós, mulheres, tem de acabar, nós somos tão importantes quanto os homens e merecemos equivalente respeito. Aqui no Brasil foi criada a Delegacia de Defesa a Mulher, para casos de violência desse gênero, porém é necessária a denúncia da vítima e uma maior punição aos que cometem essa violação aos direitos não só das mulheres mas também de todos os seres humanos.

Bruna de Morais Holanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário