sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Onde está o verde?

O verde de nossas florestas está se acabando!
A carta que Pero Vaz de Caminha escreveu a D. Manuel, rei de Portugal, em 1500, descrevia a exuberancia das florestas, com fartura de vegetação e vida. Tal exuberancia não impediu que os portugueses começassem a desmatar nossas terras e que essa sina continuasse até os dias atuais.
Os cientistas calculam que na Mata Atlântica contam-se mais de 10 mil tipos de plantas e centenas de espécies de animais. Já a Amazônia abriga cerca de 20% do total de espécies vivas do mundo. Porém, em sua maioria, nos dois casos, estão entrando em extinção.
E por quê? Por causa do egoísmo e ignorancia humanos que não compreendem que tanto nós quanto outros seres vivos precisamos dessas florestas.
Na Amazônia, além da devastação, foi construída a hidrelétrica de Balbina, um verdadeiro desastre ambiental, pois a quantidade de energia produzida é insuficiente para justificar tal construção, e para piorar, a energia advinda é usada para projetos mineradores que prejudicam o meio ambiente. Já na Mata Atlântica, além de menos de 7% de sua extenção original ter chances de sobreviver, existe uma intensa ocupação de suas áreas, onde hoje, cerca de 80 milhões de pessoas vivem.
É preciso acabar com isso. Criar mais programas de proteção ambiental e aprender a respeitar aos outros seres vivos, pois de forma contrária, nós, os seres humanos, vamos provar que somos tão irracionais quanto os outros animais, ou até piores, pois eles, pelo menos, nada fazem que possa prejudicá-los e aos outros também.

Bruna de Morais Holanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário